Plataforma Ciberliteratura

Introdução

O vídeo que você assistiu, anteriormente, é um resumo de uma importante obra da literatura policial, chamada “Um estudo em vermelho”, do autor Conan Doyle. Literatura policial, que tem como protagonista o detetive mais famoso desse gênero textual, Sherlok Holmes. O texto, que você irá ler agora dialoga com essa obra, pois tem o mesmo título e também apresenta um problema, que deve ser investigado.

É possível perceber as semelhanças entre os textos, porém há diferenças relevantes, como o suporte. O primeiro foi produzido, tendo em vista o suporte impresso e o segundo, a internet. Além disso, o segundo se caracteriza como um hiperconto, pois apresenta elementos tradicionais de uma narrativa, como personagens, tempo, espaço e também recursos advindos das tecnologias digitais, como hiperlinks, imagens, áudios, entre outros.

Por fim, vale ressaltar que o autor desse hiperconto é um pioneiro na área da literatura digital no Brasil. O nome dele é Marcelo Spalging, é formado em Jornalismo e Letras, mestre e doutor em Literatura pela UFRGS. Atua como jornalista, escritor e professor universitário de Língua Portuguesa e criação literária. Como escritor, é autor dos livros ‘As cinco pontas de uma estrela’, ‘Vencer em Ilhas Tortas’, ‘Crianças do Asfalto’, ‘A Cor do Outro’ e ‘Minicontos e Muito Menos’, além dos projetos experimentais de literatura digital Hiperconto: um estudo em vermelho, de 2009, e Minicontos Coloridos, de 2012.
Como acadêmico, é especialista em miniconto e em Literatura Digital, tendo escrito a primeira tese de doutorado sobre literatura para iPad em língua portuguesa. Para mais informações, acesse http://www.marcelospalding.com/